Gramíneas

Folheto Técnico Pastagens

Maior Produtividade

Os testes de campo com Mirac®, na rotação de pastagens, demonstraram mais uma vez, todo o potencial do produto. Houve destaque no aumento do vigor da planta, aumento radicular, aumento da Clorofila (índice SPAD), aumento do teor de proteína e aumento do teor de óleo. O pecuarista utlizou Mirac® em capim zoury e massai, destinados a vaca leiteira, em 20 piquetes rotacionados com 980m2 cada. O resultado alcançado: …”as vacas estavam sendo colocadas só na parte da manhã mas como voltou a ter sobra de capim elas estão passando o dia”. Outro ponto positivo relatado: …”que onde pastavam 30 vacas estão pastando 54 e ainda há uma sobra”.

Muito agricultor/pecuarista fica com o “pé atrás” quanto ao uso de Adubos foliares, por uma infinidade de tipos e retornos não muito esperados. Mirac®  é uma nova tecnologia, fora de seu tempo, que veio para alterar tudo aquilo que se pensa sobre Adubação Foliar. Além de ser ecologicamente correto. Mirac® mexe na fisiologia da planta, lhe dando mais vigor, aumento de massa seca, aumento radicular, aumento da resistência ao “Defict” Hídrico com consequente aumento de teor de proteína e óleos, propiciando uma alimentação mais rica e consequente aumento de massa gorda e muscular ao rebanho.

Nos testes realizados na Universidade de Viçosa, houve aumento de 1% no teor de proteína e 2,38% no teor de óleos. É claro que todos os procedimentos para o melhor desenvolvimento das gramíneas como reposição dos nutrientes do solo devem ser respeitados, assim como a suplementação mineral a ser feita (que representa 1% do total médio anual de alimento ingerido pelo gado), suplementação esta que deve ser feita pelo fato de que as pastagens não conseguem suprir totalmente as exigências de minerais do gado. Com a utilização de Mirac® as suplementações, principalmente quando esta suplementação agrega sal mineral proteinado ou sal mineral proteico energético devem ser continuadas.

Acreditamos que o vigor da pastagem e o incremento de proteína e óleos nas gramíneas, proporcionados por Mirac®, possam representar um ganho de peso diário ao gado Nelore puro, sem suplementação. Considerando que um garrote nasce com aproximadamente 24Kg e que até o abate (2 anos) ele estará com aproximadamente 315kg, descartando o peso do nascimento (24Kg), teremos um incremento de massa ao gado de 398,63g/dia até o abate. Com Mirac® acreditamos que o ganho de massa chegue a 412,10g/dia, o que viabilizaria na época do abate um animal com 324,83 Kg, ou seja 9,83Kg a mais por animal proporcionado pelo uso de  Mirac® na pastagem.

É claro que este protocolo dependerá do grupo de animais. Em um lote de 100 animais, sabemos que 20 são mais fortes, 70 são normais e que 10 serão mais fracos. Em grupo de 50 animais, 10 serão mais fortes, 35 serão normais e 5 serão mais fracos. Em grupo de 20 animais, 2 serão mais fortes, 14 serão normais e 2 serão mais fracos. Em se determinando o tamanho do grupo para estudos, separaríamos um grupo para ser estudado com Mirac®, fazendo com que este grupo consuma apenas a pastagem com tratamento, impedindo este grupo de consumir do pasto normal, enquanto os outros pastariam na convencional. É claro que se for feita suplementação ao grupo controle, também deverá ser feita suplementação ao grupo que consumiu a pastagem tratada com Mirac®. Pode até quem sabe fazer uma comparação também de um outro grupo só com Mirac®, sem suplementação (que sabemos corresponder a 10% do custo).

 

Aplicação

1. Diluir em água;
2. Pulverizar uniformemente nas folhas;
3. Deve ser utilizado em até 4 horas após a diluição. Após este período a solução deverá ser agitada novamente (no caso de pulverização com costal);
4. Não deve ser utilizado ao mesmo tempo com herbicidas. Aguardar uma janela de 48h para o uso de um ou de outro;
5. Se você utilizou produtos agroquímicos antes, utilize o  Mirac depois de 24h;
6. Evite o uso em períodos de vento, de orvalho excessivo e  de chuva;
7. Não deve ser utilizado em Calda com pH alcalino;
8. Agite bem antes de usar.

Fases Fenológicas para Aplicação 

A primeira aplicação foi na fase 3 – Filhos Formados e a segunda na fase7 – segundo nó visível (Verificar se a aplicação foram feitas nestas fases mesmo)

 

Atenção: O produto deve ser agitado antes e depois da mistura. Depois de homogenizado utilizar dentro do período de 4h.